SEMPRE FLORIDO
Antes de visitar
O Lavandário é uma propriedade rural, em região montanhosa, com uma vista linda para as serras. Plantamos lavandas e ervas aromáticas em um terreno que já foi um pasto e mantemos as poucas reservas existentes das matas originais. Isso significa também manter a fauna – há abelhas, insetos, seriemas, lagartos e outros bichos.
Quando abrimos nossas portas a visitas, pensamos em compartilhar essa vista incrível, o relaxamento proporcionado pelo aroma das lavandas no ar e a experiência de ver uma plantação de lavandas no Brasil. Cada visitante chega ao Lavandário com expectativas diferentes, muitas vezes baseadas em fotos de campos de lavanda de outros países, com climas diferentes e espécies de lavandas adaptadas a esses climas.
Por uma questão de segurança para quem está habituado a ambientes urbanos, há placas informando sobre os cuidados que se deve ter, principalmente quando se leva crianças e idosos para esse passeio. Os caminhos são de terra ou pedra e podem ser escorregadios. De acordo com nossa proposta de criar um clima saudável e de relaxamento e por questões de integridade da plantação, não é permitido fumar ou fazer qualquer tipo de fogo.
Clique aqui para acessar o PDF Sobre Abelhas.
Flores o ano todo
Temos flores de lavanda o ano todo, aqui em nosso sítio. Já são 40 mil pés plantados. Cerca de 10 mil estão em plena floração, tendo passado por mais de 3 podas. As plantas mais novas levam cerca de 8 meses para florirem e estarem em ponto de poda.
Sempre tem uma área florida porque procedemos a uma poda rotativa: semanalmente podamos 300 pés que florescem depois em 3 ou 4 meses.
No Lavandário você pode ver sempre plantas podadas, plantas começando a florir e plantas em fase de poda, além das mudas recém plantadas que estão em fase de desenvolvimento, mas, lembre-se de que, independente da estação, há épocas em que chove muito e há meses em que fica muito tempo sem chover. As flores sofrem um pouco. Não temos tanto controle sobre a paisagem.
As lavandas também mudam de cor conforme a luz do dia. Ficam mais ou menos roxas, em sol pleno, de manhã ou no final do dia. Nossa meta é chegar a uma plantação com cerca de 100 mil pés.
Estamos abertos de sexta a domingo e feriados.
Abrimos às 10h00 e encerramos nossos serviços ao pôr do sol. A portaria fecha às 16h30.
Como chegar
Rodovia SP 171 (Guaratinguetá-Paraty) – km 54,7. Estamos a 8 km do centro de Cunha e a 37 km do centro histórico de Paraty, do lado esquerdo de quem vem de Cunha e do lado direito de quem vem de Paraty.