Nosso trabalho no campo

Desde 2012, começamos a plantar lavanda da espécie Lavandula dentata, que é a que mais se adapta ao nosso clima e tipo de solo. Suas folhas são serrilhadas e suas flores espigadas são arroxeadas. O aroma intenso está presente nas folhas e flores.

No Lavandário temos 40.000 pés plantados, mas também plantamos em menor escala outras espécies, como a stoechas, a multifida sidonie e uma variedade da angustifolia, para que pudéssemos analisar suas características e produtividade. Dentre essas, se destacou o lavandin, que é um híbrido da latifolia e da angustifolia e também tem presença marcante em nosso campo.

A lavanda dentata floresce o ano todo, a cada 3 ou 4 meses após a poda. No Brasil, as outras espécies florescem de uma a duas vezes por ano. Inicialmente, plantamos o alecrim separando os canteiros das lavandas porque é uma erva aromática que necessita dos mesmos cuidados com o solo e a irrigação. A lavanda dentata e o alecrim que plantamos foram destilados e deram origem aos primeiros produtos cosméticos desenvolvidos com nossos óleos essenciais.

Cultivamos depois outras ervas aromáticas que contribuíram para a criação de novos produtos, tanto terapêuticos como cosméticos, além de usos como chá e temperos. O manjericão, a malva cheirosa (também conhecida como gerânio) e a verbena podem ser vistos, cheirados e apreciados em seu passeio pelo campo.

Clique aqui, e acesse ao PDF sobre Ervas do Lavandário.

Nosso plantio é orgânico

Não utilizamos agrotóxicos em nossa plantação, seja adubo químico ou herbicidas.

Utilizamos os resíduos vegetais da destilação e as ervas naturais que crescem no meio do cultivo para fertilizar a terra e proteger o solo de erosão e lavagem dos nutrientes e o hidrolato como inseticida natural.

Como reconhecimento desse trabalho, recebemos o Selo Orgânico, auditado pelo IBD anualmente. Estamos iniciando a transição de nosso cultivo orgânico da Lavanda dentata para a agricultura biodinâmica.

Com esse modelo agrícola, além das plantas e do solo, cuidamos das relações do homem, da terra e da existência, usando o conhecimento ancestral. O objetivo da agricultura biodinâmica é incentivar as condições saudáveis para a vida, a fertilidade do solo, a saúde e a qualidade do produto.

As práticas adotadas para o controle de doenças e pragas, por exemplo, utilizam a diversidade das espécies, a nutrição equilibrada das culturas e a prevenção.

Poda

Nossas ervas gostam de ser podadas, mas tomamos todos os cuidados para que a planta fique saudável.

Quando as lavandas são podadas recebem maior insolação e brotam novamente.

Vamos podando as lavandas em rodízio e por isso sempre podemos ver algumas áreas floridas pelo campo.

A poda é feita manualmente, assim que algumas flores começam a murchar. As folhas e flores são separadas para a destilação e algumas flores são selecionadas para buquês ou são debulhadas para uso em recheios de almofadas terapêuticas, por exemplo.

Clique aqui, e acesse ao PDF sobre Cuidados com a Lavanda.