Assim começou o Lavandário
Em 2010, estávamos em Cunha desenvolvendo um projeto para a cerâmica de alta temperatura. O clima era agradável, no alto das montanhas, e um pouco frio.
Ficamos por um bom tempo respirando aquele ar com um leve cheiro de maresia de vez em quando.
Lembrava ligeiramente a Provence e resolvemos plantar lavandas no nosso quintal. As mudas de Lavanda da espécie Dentata logo floresceram lindamente.
Inspirador. A lavanda nos envolvia em todos os sentidos.
Com uma ideia na cabeça, viajamos para a França para conhecer melhor o negócio da lavanda. Visitamos agricultores, destilarias, fábricas de produtos cosméticos na região e pequenas lojas com produtos de toda sorte baseados nessa planta, perfumada e terapêutica.
Ao lado da nossa casa tinha um topo de morro que havia se transformado em pasto. Era um terreno com fácil acesso à rodovia que liga Cunha a Paraty e nos pareceu ideal para iniciar nosso projeto com lavandas.
Enquanto pesquisávamos as espécies de lavanda, os produtos cosméticos, terapêuticos e gastronômicos que utilizavam essa erva aromática e como implantar uma destilaria para os óleos essenciais, também fizemos os estudos de solo e identificamos o que seria necessário para plantar lavandas.
No início de 2012 começamos a plantar.
Definimos canteiros experimentais, tratando o solo com pequenas diferenças na correção e plantamos mudas retiradas dos poucos pés de lavanda do nosso jardim, com a ajuda de agricultores da região que estão até hoje conosco.
Quando o campo estava todo florido e a destilaria pronta, no final de 2013, decidimos abrir as portas para visitantes, para que tivessem contato mais próximo com a natureza, com a beleza das plantas em seus diversos estágios de desenvolvimento e com a diversidade de produtos saudáveis, perfumados e gostosos originados da lavanda.
Lemos, viajamos, conversamos e aprendemos muito, aproveitando a experiência de quem plantava e de quem entendia de lavanda.
Nosso conhecimento acumulado, nesses anos todos, nos levou a divulgar a lavanda no Brasil e inspirar outras pessoas.
Hoje, também plantamos o Lavandin, a espécie mais utilizada na perfumaria, estamos testando outras espécies, plantamos outras ervas aromáticas e temos o reconhecimento da qualidade do cultivo com o Selo Orgânico, além de experimentar o método biodinâmico.