O lavandário

Pesquisa, cultivo de lavandas e ervas aromáticas, destilação de óleos essenciais e desenvolvimento de produtos com nossos óleos e plantas.

Respeito à natureza e aos interesses da comunidade.

Cultivar lavandas em Cunha nasceu de uma visão e de uma oportunidade:

  • A visão de uma atividade que pudesse atender objetivos pessoais e comunitários; que resultasse da integração entre pessoas e ambiente; que envolvesse os sentidos e criasse um sentimento de adesão.

  • A oportunidade de estar em uma pequena cidade brasileira, com características muito especiais, tanto geográficas como históricas e culturais.

O resultado é que somos estimulados pela beleza natural, pela possibilidade de contribuir para a saúde e também pela criação de novas oportunidades de desenvolvimento na região.

Compromisso com meio ambiente

Nosso compromisso com o meio ambiente se traduz na proteção das áreas naturais e manutenção das matas, com sua fauna e flora silvestres. Insetos, répteis e aves convivem em nossa propriedade e sua população é controlada naturalmente. Os animais não atacam, mas reagem quando se sentem ameaçados. Por isso, temos áreas demarcadas para o passeio e recomendamos que se evite andar no meio da plantação.

Lavandula stoechas brancas

Lavandula stoechas penduculata

Muitas espécies de lavanda

Pesquisamos muitas espécies de lavanda. As diferentes espécies dessa planta desenvolvem-se em várias formas, cores e concentrações.

Dentre o gênero Lavandula, a espécie L. angustifolia tem mais de 30 manifestações com flores maiores, menores, roxas, lilases, brancas e rosas. Essa imensa variedade também se manifesta nas outras espécies. Todas as espécies de lavanda têm os mesmos componentes, variando as porcentagens de cada um.

Por sua melhor adaptabilidade ao clima e solo brasileiro desenvolvemos o plantio da L. dentata e da L. stoechas. A L. dentata tem produzido, em Cunha, floradas durante o ano todo.

Também cultivamos alguns canteiros de outras variedades: L. angustifolia ‘Hidcote Blue’; L. latifolia ‘Grey hedge’; L.multifida ‘Sidonie’ e L. stoecha ‘Pedunculata’.

Óleos essenciais

Extraímos os óleos essenciais, pelo método tradicional em nosso destilador por arraste a vapor, com controle total da produção. Por isso garantimos um puro óleo essencial de lavanda para ser utilizado em aplicações terapêuticas, cosméticas e na gastronomia.

O óleo essencial da lavanda (do latim “lavare”, “lavar”) já era utilizado pelos romanos para lavar roupa, tomar banho, aromatizar ambientes e indicado  como calmante, relaxante e para alívio de dores.

Com nossos óleos essenciais, desenvolvemos produtos para levar os benefícios da lavanda para sua casa.

Loja Lavandário

Conheça nossos produtos e faça suas compras online, sem sair de casa!