Antes de visitar

Antes de visitar, veja aqui as informações de que precisa. Veja também ensaios fotográficos e visitas em grupo.

Flores o ano todo

Temos flores de lavanda o ano todo, aqui em nosso sítio. Já são 40 mil pés plantados. Cerca de 10 mil estão em plena floração, tendo passado por mais de 3 podas. As plantas mais novas levam cerca de 8 meses para florirem e estarem em ponto de poda.

Sempre tem uma área florida porque procedemos a uma poda rotativa: semanalmente podamos 300 pés que florescem depois em 3 ou 4 meses.

No Lavandário você pode ver sempre plantas podadas, plantas começando a florir e plantas em fase de poda, além das mudas recém plantadas que estão em fase de desenvolvimento, mas, lembre-se de que, independente da estação, há épocas em que chove muito e há meses em que fica muito tempo sem chover. Não temos tanto controle sobre a paisagem.

As lavandas também mudam de cor conforme a luz do dia. Ficam mais ou menos roxas, em sol pleno, de manhã ou no final do dia.

Nossa meta é chegar a uma plantação com cerca de 100 mil pés.

Antes de visitar

Cada visitante chega ao Lavandário com expectativas diferentes, muitas vezes baseadas em fotos de campos de lavanda de outros países, com climas diferentes e espécies de lavandas adaptadas a esses climas.

O Lavandário é uma propriedade rural, em região montanhosa, com uma vista linda para as serras. Plantamos lavandas e ervas aromáticas em um terreno que já foi um pasto e mantemos as poucas reservas existentes das matas originais. Isso significa também manter a fauna – há abelhas, insetos, seriemas, lagartos e outros bichos – o que é estranho para quem está habituado a ambientes urbanos.

Por uma questão de segurança, há placas informando sobre os cuidados que se deve ter, principalmente quando se leva crianças e idosos para esse passeio. Os caminhos são de terra ou pedra e podem ser escorregadios. Para pessoas com dificuldades motoras, sugerimos que apreciem a paisagem do deck na casa principal que foi projetado com acessibilidade e de onde pode-se observar as flores e sentir o aroma e o clima de relaxamento.

Sobre a loja e o café

Os produtos apresentados na loja são todos desenvolvidos com os óleos essenciais destilados no Lavandário e com suas plantas. No café, temos produtos com nossas ervas aromáticas. Não servimos refrigerantes ou sanduíches, mas sim, café, chá, tortinha de shitake e sorvete ou cupcakes, por exemplo.

Para manter um cultivo orgânico, com garantia de qualidade para a produção de alimentos ou cosméticos, os custos são altos. Criamos souvenirs com preços acessíveis para quem quer presentear, mas produtos criados com nossos óleos essenciais refletem os custos que temos.

Quando abrimos nossas portas a visitas, pensávamos em compartilhar uma vista incrível, o relaxamento proporcionado pelo aroma das lavandas no ar e a experiência de ver uma plantação de lavandas no Brasil. O fato de ter se tornado uma atração turística, por conta de muitos depoimentos e mídia espontânea, nos alegra muito, mas sempre estamos nos adaptando a essa situação que a cada momento representa um desafio novo.

Quando há muita gente ao mesmo tempo, principalmente ao pôr do sol, o atendimento fica difícil de ser personalizado para atender necessidades particulares.

Para mais informações, veja também as páginas

Estamos abertos

Normalmente, de sexta a domingo e feriados, das 10h00 até o pôr do sol.

Como chegar

Rodovia SP 171 (Guaratinguetá-Paraty) – km 54,7. Estamos a 8 km do centro de Cunha e a 37 km do centro histórico de Paraty, do lado esquerdo de quem vem de Cunha e do lado direito de quem vem de Paraty.