Estamos abertos de sexta a domingo e feriados. Abrimos ás 10h00 e encerramos os nossos serviços no pôr-do-sol. 

Acesso até as 16h30.

Flores o ano todo

Temos flores de lavanda o ano todo, aqui em nosso sítio. Já são 40 mil pés plantados. Cerca de 10 mil estão em plena floração, tendo passado por mais de 3 podas. As plantas mais novas levam cerca de 8 meses para florirem e estarem em ponto de poda.

Sempre tem uma área florida porque procedemos a uma poda rotativa: semanalmente podamos 300 pés que florescem depois em 3 ou 4 meses.

No Lavandário você pode ver sempre plantas podadas, plantas começando a florir e plantas em fase de poda, além das mudas recém plantadas que estão em fase de desenvolvimento, mas, lembre-se de que, independente da estação, há épocas em que chove muito e há meses em que fica muito tempo sem chover. As flores sofrem um pouco. Não temos tanto controle sobre a paisagem.

As lavandas também mudam de cor conforme a luz do dia. Ficam mais ou menos roxas, em sol pleno, de manhã ou no final do dia.

Nossa meta é chegar a uma plantação com cerca de 100 mil pés.

 

Antes de visitar

Quando abrimos nossas portas a visitas, pensamos em compartilhar uma vista incrível, o relaxamento proporcionado pelo aroma das lavandas no ar e a experiência de ver uma plantação de lavandas no Brasil.

Cada visitante chega ao Lavandário com expectativas diferentes, muitas vezes baseadas em fotos de campos de lavanda de outros países, com climas diferentes e espécies de lavandas adaptadas a esses climas.

O Lavandário é uma propriedade rural, em região montanhosa, com uma vista linda para as serras. Plantamos lavandas e ervas aromáticas em um terreno que já foi um pasto e mantemos as poucas reservas existentes das matas originais. Isso significa também manter a fauna – há abelhas, insetos, seriemas, lagartos e outros bichos – o que é estranho para quem está habituado a ambientes urbanos.

Por uma questão de segurança, há placas informando sobre os cuidados que se deve ter, principalmente quando se leva crianças e idosos para esse passeio. Os caminhos são de terra ou pedra e podem ser escorregadios.

De acordo com nossa proposta de criar um clima saudável e de relaxamento e por questões de integridade da plantação, não é permitido fumar ou fazer qualquer tipo de fogo.

Um Passeio Para Crianças

Estar em um espaço aberto, longe do confinamento em casa é um exercício de liberdade e de responsabilidade, além de ser um excelente exercício físico.

Em qualquer idade é possível aprender alguma coisa. Aproveite para compartilhar essa experiência:

  1. Respirem o ar puro: é um exercício de relaxamento.
  2. Exercitem o olfato: sintam os aromas no ar e em cada planta.
  3. No Lavandário, além das lavandas de várias espécies, as ervas aromáticas, como o alecrim, o manjericão, a verbena e o gerânio ocupam o maior espaço, mas há também oliveiras, limoeiros e laranjeiras, a aroeira, que dá a pimenta rosa, e outras árvores espalhadas no campo.
  4. Percebam a diferença das plantas: grandes como as árvores ou pequenas como arbustos. Têm folhas compridas, largas, com bordas dentadas ou lisas, são brilhantes ou aveludadas. Têm cheiros e cores diferentes.
  5. Plantas deixam o ar mais limpo, sem poluição. Observem quais plantas servem para comer, temperar e também medicar. Aproveitem para experimentar um novo sabor nos sorvetes com lavanda, alecrim ou verbena e nos bolinhos com lavanda.
  6. Percebam os estágios de crescimento: olhem as plantas podadas, brotando, crescendo, florescendo. Percebam que as vezes estão secas e que isso faz parte da natureza. Vejam também as plantas bebês no viveiro.
  7. Mantenham distância, mas observem as abelhas na plantação: como abelhas e flores estão relacionadas na natureza, tanto para a polinização, como para a produção de mel.
  8. Talvez vocês encontrem um casal de siriemas e as ouçam piar com um som diferente do que estão acostumados nos centros urbanos.
  9. As cores do céu são um espetáculo a parte. Seja em um dia ensolarado, nublado ou chuvoso há sempre beleza para ver no céu.
  10. E não se esqueçam de olhar a paisagem, o mar de morros, a igrejinha da Boa Vista, a estrada sinuosa. Olhar para o horizonte exercita a visão e amplia o conhecimento.
  11. Não deixem as crianças sozinhas. Mostrem que é preciso ter cuidado em lugares desconhecidos, olhar onde pisa, não colher e nem prejudicar as plantas.
  12. Fotografem para rever com as crianças os bons momentos desse passeio.

Sobre a loja e o café

Os produtos apresentados na loja são todos desenvolvidos com os óleos essenciais destilados no Lavandário e com suas plantas. No café, temos produtos com nossas ervas aromáticas. Não servimos refrigerantes ou sanduíches, mas sim, café, chocolate, chás, sorvetes, água e cupcakes.

A lavanda é de uso tradicional na culinária francesa e adoramos que você experimente.   

Para manter um cultivo orgânico, com garantia de qualidade para a produção de alimentos ou cosméticos, os custos são altos. Criamos souvenirs com preços acessíveis para quem quer presentear, mas produtos criados com nossos óleos essenciais refletem os custos que temos.

 

Agradecemos seu apoio e esperamos recebê-lo em breve, para que você possa relaxar e estar em contato com a natureza.

Como chegar

Rodovia SP 171 (Guaratinguetá-Paraty) – km 54,7. Estamos a 8 km do centro de Cunha e a 37 km do centro histórico de Paraty, do lado esquerdo de quem vem de Cunha e do lado direito de quem vem de Paraty.